quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Décadas em verso e prosa

Poeta Rogério Salgado comemora 35 anos de poesia




O poeta Rogério Salgado está comemorando 35 anos de carreira literária, iniciada em 1975 em, sua terra natal, Campos dos Goytacazes/RJ. E para comemorar essa longa caminhada, de muita luta em prol da poesia lança dia 16 de março próximo, na Status Café Cultura e Arte, à Rua Pernambuco, 1.150 – Savassi, a partir das 19h30, o livro inédito intitulado “Poemas”. Na ocasião, Virgilene Araújo, sua esposa estará também lançando seu primeiro livro solo “Código de Barras”.


Rogério Salgado é natural de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. Em 1980, com a morte da mãe, mudou-se para Belo Horizonte. Em 1983 criou a revista Arte Quintal, um dos  mais  importantes veículos culturais da época. Em 1993  criou o projeto  “In/Sacando a Poesia”, que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias, recebendo pelo projeto, o Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju/SE, em 1998. Em 2000 criou com vários poetas, o Sarau da Lagoa do Nado, em BH, dando inicio a efervescência poética que iria crescer nos próximos anos na capital mineira. Figura em muitas antologias, entre elas: “A Poesia Mineira no Século XX”(Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil. Em 35 anos de carreira poética, publicou mais de 20 livros.


Virgilene Araújo nasceu em 17 de agosto de 1971, em Januária/MG. É graduada em Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC Minas, Professora de Teatro na Educação  e membro do NEPPCOM/Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo/FaE/UFMG, desde 1999. Como Gestora Cultural - entre outros - idealizou e realizou, em parceria com Rogério Salgado,  o Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, evento este que desde 2005 reúne na capital mineira, poetas de vários estados do Brasil e do exterior. Também, ao lado de Rogério Salgado,  vem realizando o projeto Poesia na Praça Sete, com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, já em sua 3ª edição. É autora dos livros: Uai Poético Pesquisando as Raízes e Veias Poéticas (Belô Poético - 2001), Brincando de Representar (Belô Poético - 2001), Tipo Exportação (Belô Poético - 2004) e No Brasil tudo acaba em... (Incluído no livro Trilhas – Belô Poético - 2007), estes três últimos em parceria com Rogério Salgado.

           












Nenhum comentário: