quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Global do Voluntariado Jovem 2010

Está terminando o prazo para que as escolas inscrevam-se no Concurso de Redação promovido pelo IGETEC e COEP MG

Faltam 10 dias para que as escolas públicas e privadas de todo o estado façam a sua inscrição para participar do Concurso de Redação lançado em comemoração ao Dia Global do Voluntariado Jovem, celebrado em mais de 120 países nos dias 23, 24 e 25 de abril. Com o tema ?Como o voluntariado pode transformar o meu mundo??, o Concurso tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do voluntariado na efetiva transformação do ser humano, inserindo na juventude o conceito de cidadania participativa e transformadora da sociedade. 

Antes de fazer o seu cadastro, as escolas devem ficar atentas à necessidade de realizar uma pré-seleção interna, uma vez que cada instituição poderá inscrever somente uma redação por categoria.

A ação tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, dos CORREIOS e do SERPRO e o apoio do Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor (CAOTS-MG), do Ministério Público; Banco do Brasil, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE); da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação; da Rede Mineira do Voluntariado Transformador (RMVT); da Acarte; do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG; do Colégio Marista Dom Silvério e do CONSEP AISP 23 ? Conselho Comunitário de Segurança Pública.

O Concurso, que é promovido pelo Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG), visa dar continuidade às ações iniciadas no I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador, realizado em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de março, em razão da Lei nº 18.716/2010, que incluiu o Voluntariado Transformador como política pública do Governo do Estado de Minas Gerais.

Poderão participar estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Categoria Júnior), Ensino Médio (Categoria Máster) e Universitários (Categoria Sênior), da Rede Pública e Privada. Em cada categoria, serão premiados os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.  Os primeiros colocados em cada categoria ganharão um certificado de mérito, uma medalha e um notebook. As Escolas de origem dos primeiros colocados também serão premiadas, podendo ganhar um telecentro com 10 computadores e acesso à internet.

Segundo os organizadores, além da premiação que será dada aos autores das melhores redações e às suas escolas, o objetivo é que as idéias das redações vencedoras possam ser adaptadas e transformadas em projetos que possam ser aplicados futuramente.

A Cerimônia de Premiação será realizada em 10 de dezembro, semana em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário, com a presença de grandes nomes da literatura mineira. Nesta ocasião, será feito o lançamento do II Fórum Nacional e I Internacional do Voluntariado Transformador.

O regulamento do Concurso pode ser acessado no site www.igetec.org.br/diaglobal. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3269-9343.

 SERVIÇO:

Evento: Concurso de Redação
Inscrições: até o dia 30 de setembro
Realizadores: Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG)
Assessoria de imprensa: Bruna Fraga ? (31) 3269-9343 / (31) 9294-9575 / coord.comunicacao@igetec.org.br

Nenhum comentário: