Marca mineira leva a primeira caipirinha de caldo de cana pronta para beber do mundo à Ásia, reforçando o protagonismo feminino e a força da cachaça brasileira no cenário internacional
A Xá de Cana, bebida mineira que conquistou o público com sua combinação original de cachaça de alambique, caldo de cana natural e limão, foi selecionada para representar o Brasil na 2ª C-PLPEX (Feira de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa), que acontece de 22 a 25 de outubro de 2025, em Macau (China). A feira visa a promoção do comércio e da cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.
Única marca brasileira do segmento de drinks prontos e também a única empresa liderada por uma mulher na delegação, a Xá de Cana leva para o outro lado do mundo o sabor de Minas Gerais. A participação faz parte de uma iniciativa promovida pelo IPIM (Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau) e pelo IJEx (Instituto Jovem Exportador), em parceria com a Próspero – Brazilian Premium Business Company, exportadora especializada em alimentos e bebidas de excelência. A Próspero vai apresentar produtos que traduzem a diversidade e a qualidade da cultura brasileira, incluindo a Xá de Cana e cachaças premiadas como Alma Gêmea, Caialua Prata e Princesa do Vale – Blend Especial.
Evento
A C-PLPEX acontece em conjunto com a 30ª MIF (Macau International Fair), uma das maiores feiras de negócios da Ásia, reunindo empresas de sete países lusófonos e promovendo conexões entre os universos gastronômico, cultural e tecnológico.
Durante o evento, críticos, chefs e pesquisadores gastronômicos poderão degustar e avaliar as melhores cachaças do Brasil e o melhor drink industrializado à base da bebida, consolidando a presença da cachaça brasileira como símbolo de inovação e identidade cultural no cenário global.
“É uma alegria imensa levar um drink pronto feito à base de bebida mineira e caldo de cana para o outro lado do mundo. Representar não só Minas Gerais, mas todo o Brasil em Macau é um marco - estamos mostrando, com muita maestria, o que temos de melhor: a nossa cachaça. A Xá de Cana nasceu para ressignificar essa bebida tão brasileira e mostrar que ela pode estar em qualquer lugar, até numa lata, sem perder sua alma e autenticidade”, afirma Sthella Gomes Lima, fundadora da marca.
Sobre a Xá de Cana
Lançada oficialmente em dezembro de 2023, a Xá de Cana é a primeira caipirinha de caldo de cana pronta para beber do mundo. A marca nasceu em Belo Horizonte com a proposta de unir tradição, brasilidade e inovação, criando um produto que traduz o espírito leve e criativo do brasileiro.
O sucesso da bebida, levemente gaseificada e com 6,9% de teor alcoólico, levou a Xá de Cana a conquistar prêmios importantes, como o Brasil Spirit Cup, o Brasil RTD Cup e o The Best of Show – Fabricação do Ano na Brasil Beer Cup 2024, além de ter sido escolhida a Melhor Bebida do Carnaval de BH em 2024 pela iniciativa O Tempo Provou, realizada pelo jornal O Tempo com um júri especial. Esse reconhecimento reforça a essência da marca, que combina também com grandes celebrações. Em 2025, a marca inaugurou sua primeira loja física no Mercado Central de Belo Horizonte, um dos principais cartões-postais da cidade, onde comercializa bebidas e produtos exclusivos.
A história da Xá de Cana se confunde com a trajetória de sua criadora, Sthella Gomes Lima, uma das poucas mulheres à frente de uma marca de bebida alcoólica no país. O projeto nasceu de forma artesanal, a partir da ideia de misturar caldo de cana à caipirinha tradicional - uma combinação que rapidamente conquistou o público e transformou-se em um negócio de sucesso nacional. Com identidade vibrante e linguagem acessível, a Xá de Cana representa o novo Brasil: diverso, criativo e cheio de sabor.
Comentários