Pular para o conteúdo principal
No livro "Enquanto Você Toca - Guia Comentado e Biografia Coletiva do Showbusiness", Fabiana Lian reúne grandes nomes do entretenimento
A obra, que está em pré-venda e será lançada oficialmente em dezembro, compila 10 anos de sala de aula da On Stage Exp e conta com contribuições de mais de 30 profissionais, incluindo nomes como Dani Ribas , Greg Graffin, Fióti e Felipe Simas, que trouxeram suas perspectivas únicas para enriquecer ainda mais o conteúdo
Fabiana Lian, diretora da On Stage Exp, especialista no showbusiness brasileiro, traz ao público, em co-autoria com Juliana Negri de Mello, gerente de conteúdo da escola, sua primeira publicação: “Enquanto Você Toca – Guia Comentado e Biografia Coletiva do Showbusiness”, pela editora Plataforma9. A noite de autógrafos, que contará com a presença de Fabiana, Juliana e demais autores convidados, acontece em duas ocasiões: 3 de dezembro, terça-feira, 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230 - 3º piso - Bela Vista, São Paulo) e no dia 20 de dezembro, sexta-feira, 18h30, na Livraria Martins Fontes (R. Dr. Vila Nova, 309 - Vila Buarque).
A obra é um marco não apenas para a escola, que celebra 10 anos de existência em 2024, mas também para o setor de shows e eventos no Brasil, que continua em expansão e profissionalização. Segundo Fabiana, o objetivo do livro é oferecer uma base sólida de conhecimento, algo que ela mesma sentiu falta quando começou sua carreira.
“Na época em que iniciei, não havia cursos específicos ou qualquer tipo de formação na área, em um mercado em construção, o que me fez aprender na prática, com erros e acertos. Depois de tanto tempo atuando e aprendendo, percebi a necessidade de organizar esse conhecimento e dividir com quem está entrando no mercado”, comenta, refletindo sobre sua jornada pessoal e a importância de uma educação formalizada para futuros profissionais do showbusiness.
Um dos pontos que Fabiana faz questão de destacar é o caráter único do mercado de entretenimento brasileiro. Em seu trabalho na On Stage Exp, ela e sua equipe buscaram adaptar práticas globais à realidade local, o que ajudou a construir uma metodologia com “sotaque brasileiro”. “A indústria do entretenimento, em especial o showbusiness, cresceu de forma desorganizada no Brasil, mas com o tempo, conseguimos criar um método, um padrão de trabalho que trouxesse identidade e eficiência. Traduzir isso é um dos maiores legados da On Stage Exp, e o livro é uma extensão disso”, ressalta.
O livro é uma coletânea de experiências e lições aprendidas, desenhadas para que as novas gerações possam navegar melhor pelo setor, sem a necessidade de aprender apenas errando, como aconteceu com muitos pioneiros. “O livro é um guia comentado, e traz relatos autobiográficos e entrevistas com grandes nomes do setor, pessoas que vivenciaram a história do showbusiness brasileiro. Queríamos dar essa dimensão mais humana, mais realista, não apenas técnica”, explica.
A inclusão de diferentes vozes no livro, especialmente de mulheres e outros grupos historicamente sub-representados no setor, é um ponto de destaque para Fabiana. Ela revela que, ao montar o projeto, percebeu que era necessário fazer um esforço ativo para incluir essas vozes: “Trouxemos profissionais incríveis como Ciça Pereira e Dani Ribas, além de outros colaboradores tentando trazer a diversidade e a pluralidade ao nosso mercado”, diz ela.
Para Fabiana, é fundamental que o showbusiness evolua não apenas tecnicamente, mas também em termos de inclusão e representatividade. “Esse lado humano é muito importante para mim. Precisamos garantir que todas as pessoas apaixonadas por esse universo sintam que têm um espaço e que esse espaço é seguro e acolhedor. Não queremos apenas formar profissionais: queremos formar profissionais conscientes e engajados”.
Ela enfatiza que o livro é, em parte, uma mensagem para jovens profissionais e todos que têm interesse em ingressar no showbusiness. “Queremos que as pessoas se sintam parte desse mundo e que compreendam que esse é um espaço para todos. O showbusiness é um setor apaixonante, mas também é muito exigente e competitivo. O livro busca preparar e inspirar”, diz Fabiana.
Para ela, a obra é mais que um livro didático; é um tributo ao setor e uma celebração dos bastidores que, apesar de invisíveis para o público, são essenciais para que o espetáculo aconteça. “É um livro para quem ama o showbusiness e quer entender esse universo em toda a sua complexidade. Queremos que cada pessoa que se envolve com entretenimento ao vivo se sinta valorizada e compreenda a importância do que faz dentro do sistema”, conclui a empreendedora.
Fabiana também reforça sobre a importância de manter o setor sustentável, tanto financeiramente quanto em saúde e bem-estar dos profissionais. “O showbusiness é um mercado que envolve muita paixão, mas também é marcado por jornadas exaustivas. Precisamos cuidar das pessoas que fazem isso acontecer e garantir que elas tenham qualidade de vida”, reflete.
Juliana Negri de Mello, co-autora do livro, conta que sua participação no projeto está diretamente ligada à sua trajetória como gestora de conteúdo na On Stage Exp, há uma década. Ela foi uma das primeiras alunas de Fabiana Lian no curso Showbusiness, quando ainda não existia a escola. “São 10 anos dando aula e me envolvendo profundamente com música. É também fruto da grande ideia da Fabiana de tornar esse conhecimento acessível, porque era um mundo muito fechado”, conta.
Com mais de 20 anos de experiência como produtora, Juliana destaca como sua experiência influenciou o trabalho: “Trouxe a minha bagagem para criarmos uma espécie de receita de bolo, sempre pensando no que seria mais importante para os alunos”. Ela relata também que um dos maiores desafios foi adaptar a linguagem para o livro. “Os materiais da On Stage Exp têm uma pegada jovem e didática. Já no livro, precisávamos embasar as informações com dados, trazendo especialistas e bibliografia relevante do setor”, diz. “Ser coautora do livro me impactou bastante, porque sempre foi um sonho ter um livro publicado”, reforça.
Para a co-autora, o livro dá suporte a um tipo de metodologia de ensino que se diferencia no mercado por proporcionar ao leitor estratégia e pensamento crítico. “As pessoas enxergam esse mercado glamourizado, olhando para o artista e achando que vivem uma vida de luxo, mas, na realidade, é uma cadeia produtiva com base em arte, que exige uma gama enorme de habilidades, que são diferenciais cruciais para a profissão”. Ela reforça que a obra mostra o mercado como ele é, do momento em que o artista tem a ideia de compor uma música até o último acorde, passando pela desmontagem e pela volta para casa.
Com o lançamento de “Enquanto Você Toca”, Fabiana Lian e a On Stage Exp planejam novas atividades e expansões. O sucesso da escola em São Paulo já levou à realização de cursos em outras cidades, como Belo Horizonte, e Fabiana espera levar a metodologia da On Stage Exp para outras regiões do Brasil. “Queremos alcançar cada vez mais pessoas e disseminar o conhecimento sobre o showbusiness pelo país. A educação é uma ferramenta poderosa para fortalecer o setor”.
Fundada em 2014, a On Stage Exp já formou mais de 3.000 alunos, muitos dos quais hoje ocupam posições de destaque no mercado. Para Fabiana, ver esses profissionais atuando no mercado é uma grande realização pessoal e uma confirmação de que a escola está no caminho certo. “Hoje, enxergamos nossos alunos preparados para propor melhorias e prontos para enfrentar os desafios da indústria”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, Fabiana foi pioneira em diversos aspectos, especialmente no que diz respeito à profissionalização do setor. Com uma carreira que começou na prática, sem formação específica, ela se tornou uma referência e ajudou a moldar o showbusiness brasileiro ao fundar a On Stage Exp.
Hoje, além de diretora, Fabiana é uma defensora ativa da humanização e inclusão no setor, buscando sempre maneiras de transformar o mercado para melhor. “Tudo o que conquistamos até agora é resultado de trabalho e dedicação. Queremos que o showbusiness continue a crescer, mas de forma ordenada e consciente”, conclui ela.
Comentários