Mechanics chega a Belo Horizonte nesta sexta-feira (15) para show na Casa Matriz



A banda goiana, que é conhecida pelo trabalho híbrido que une música a elementos de outras linguagens artísticas, como o cinema underground, histórias em quadrinhos, literatura marginal e performance, está em turnê comemorativa pelos 30 anos na ativa. A noite também contará com as apresentações de Estrume'n'tal e RuNa

Uma das bandas mais longevas do rock underground brasileiro, os Mechanics se apresentam nesta sexta-feira (15), a partir das 20 horas, na Casa Matriz, localizada na Rua Espírito Santo, 1.275, no Centro. O show integra a turnê comemorativa pelos seus 30 anos de carreira. A noite também contará com as apresentações das bandas Estrume'n'tal e RuNa e discotecagem de Dani-se. 

Na estrada desde o dia 8 de novembro, quando começou a turnê com dois shows em São Paulo, os Mechanics seguem também para Brasília/DF (17/11), Goiânia/GO (22/11), Rio de Janeiro/RJ (23/11), Niterói/RJ (24/11), João Pessoa/PB (29/11) e Natal/RN (30/11). A série de shows conta com intérprete de Libras e é organizada pela MMarte e pela Taboo Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. 



Influências e hibridação de linguagens

Influenciados por bandas alternativas como Stooges, MC5, Melvins, Mudhoney e Dorsal Atlântica, os Mechanics sempre buscaram trazer para os seus trabalhos elementos de outras linguagens artísticas, como cinema undergound, histórias em quadrinhos, literatura marginal e performance – daí a longeva parceria com o Grupo EmpreZa, coletivo de arte contemporânea nascido na Universidade Federal de Goiás - UFG. 

Música para Antropomorfos, lançado originalmente em 2007, mescla música e quadrinhos, se desdobrando posteriormente em exposição, performance, trilha sonora e filme de animação. O trabalho possui duas edições no Brasil, tendo sido lançado também em Portugal e na Colômbia. Uma nova edição, em vinil, está programada para sair em 2025, no Canadá.



Com este mesmo ímpeto, os Mechanics convidaram o celebrado quadrinista gaúcho Diego Gerlach (Nóia, Pinacoderal e Alvorada dos Corações Macabros) – com cores do também quadrinista Tiago Holsi – para o desenvolvimento da identidade visual da turnê 30 anos de Mechanics.  “Nunca considerei os Mechanics uma simples banda de rock. Por mais visceral que seja o nosso som, é a busca por novos desafios estéticos a grande responsável por continuarmos na ativa após três décadas de existência”, declara Márcio Jr.

30 anos na ativa

Criada em novembro de 1994, o Mechanics tem em sua formação atual o seu fundador Márcio Jr. (vocal), Katú Leão (guitarra), Nicolas Deretti (baixo) e Pedro Brito (bateria). Desde então, a banda tem construído uma carreira sólida tendo sido, inclusive, a única atração a tocar em todas as 28 edições do Goiânia Noise Festival, importante festival de música do Estado de Goiás, celebrado em todo País. 

Sem hiatos desde a sua formação, o grupo já se apresentou em diversas capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Aracajú, Recife, Salvador, Natal, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília; e já dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional e internacional, tais como Mudhoney, Sepultura, Paul Di’Anno (Iron Maiden), Sérgio Dias (Mutantes), Nação Zumbi, Ratos de Porão, Marillion e Guitar Wolf, dentre outros. 

Com uma discografia inteiramente autoral, composta por três álbuns, dois EPs, três compactos e um cassete – além da participação em várias coletâneas, já se apresentou em diversos programa de TV (Jornal Hoje/Rede Globo, TV SENAC, Raddar, Musikaos/TV Cultura, Lado B MTV, Jornal da MTV e Alto Falante, dentre outros) e tem registros nos principais jornais e revistas do país (Veja, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Correio Brasiliense, Bravo!, Revista da MTV, Showbizz, Trip e Dynamite, entre outros). 

 

SERVIÇO MECHANICS EM BELO HORIZONTE

Data: 15/11, sexta-feira

Horário: 20h

Local: Casa Matriz 

Endereço: Rua Espírito Santo, 1.275, Centro

Classificação etária: 18+

Comentários