Três em cada 10 pessoas não estão felizes no Valentine's Day



Pesquisa do Ashley Madison revela frustrações, surpresas e o comportamento de quem tem parceiros secundários na data

Está chegando o Valentine’s Day, data em que muitos países celebram o Dia dos Namorados. Mas será que essa data realmente deixa todo mundo feliz? Segundo uma pesquisa recente do Ashley Madison, a resposta não é tão simples assim.

Por um lado, o romance continua sendo um ingrediente essencial nos relacionamentos. A maioria dos entrevistados (88%) afirmou valorizar o romance, e 84% se consideram românticos. No entanto, quando o assunto é a celebração do Valentine’s Day, nem todo mundo sai satisfeito: 70% disseram estar felizes ou pelo menos satisfeitos, enquanto 30% relataram sentimentos de desapontamento ou tristeza. Esses insights vêm de um estudo realizado pela plataforma com 3.206 participantes entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025.

"Existe uma expectativa cultural de que o Valentine’s Day seja um momento mágico para todos os casais, mas, na realidade, muitas pessoas se sentem frustradas com a falta de romance ou com a obrigação de demonstrar amor de uma forma padronizada", explica Isabella Mise, diretora sênior de comunicações do Ashley Madison.

Essa tendência varia significativamente entre as diferentes regiões. De acordo com a pesquisa, o Brasil lidera a comemoração do Dia dos Namorados com parceiros secundários, com 83% dos entrevistados indicando que o fazem. Em contraste, apenas 49% dos entrevistados do Canadá, EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia seguem esse padrão, enquanto a Espanha e o México relatam as taxas mais baixas, com 45%

E por falar em presentes, quase metade dos entrevistados revelou que gasta a mesma quantia com parceiros primários e secundários. Para os parceiros principais, 49% investem até R$ 400, enquanto os homens tendem a ser mais generosos—52% gastam entre R$ 430 e R$ 1.000, em comparação com apenas 27% das mulheres.

Agora, e quanto a quem realmente gosta de receber presentes? Apenas 52% disseram curtir ganhar algo no Valentine’s Day. Entre as escolhas favoritas, um jantar romântico lidera com 22%, enquanto as clássicas flores não fazem tanto sucesso (apenas 3% gostam, embora continuem sendo um dos presentes mais comprados para parceiros principais). Já para os parceiros secundários, as flores são o presente mais comum (17%), seguidas por brinquedos sexuais e lingerie, que aparecem com mais frequência nesse grupo (14% contra 7% para os parceiros principais).

A pesquisa também revelou um detalhe interessante: 65% dos entrevistados disseram que seus parceiros secundários são mais românticos do que os principais—uma percepção ainda mais forte entre as mulheres (72%). E talvez isso explique por que 68% das pessoas apontaram a falta de romance como um dos motivos para buscar um relacionamento secundário.

E quando comemorar com o parceiro secundário? Para 29% dos entrevistados, a solução é simples: o dia seguinte ao Valentine’s Day. Homens são mais propensos a celebrar com um parceiro secundário (61% contra 52% das mulheres).

Comemorado anualmente em 14 de fevereiro, o Valentine’s Day continua sendo uma data especial para muitos, mas os dados mostram que, apesar de todo o romantismo em torno da celebração, nem todos terminam o dia completamente satisfeitos—com ou sem presente especial.

"Os relacionamentos não são preto no branco, e muitas pessoas encontram nos parceiros secundários o romance e a atenção que sentem faltar em seus relacionamentos principais. O Valentine’s Day pode ser um lembrete tanto do amor que existe quanto do que está ausente", conclui Isabella.

Sobre Ashley Madison
Ashley Madison é líder global em namoro casado com mais de 80 milhões de membros em todo o mundo desde 2002. Disponível em mais de 40 países, a missão da empresa é oferecer aos adultos com ideias semelhantes uma plataforma para se conectar discretamente.

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