quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Release da 1ª Edição do Projeto Pão e Poesia

PÃO, POESIA E MÚSICA
 
O café da manhã dos mineiros ganhará um reforço a partir de abril com o projeto "Pão e Poesia - em qualquer esquina em qualquer padaria". A iniciativa do poeta Diovvani Mendonça levará 112 poemas para a mesa dos mineiros através da impressão das obras em 300 mil embalagens de pão, que estarão espalhadas por padarias de Belo Horizonte e região metropolitana.
 
O objetivo do Pão e Poesia é abrir espaço para novos escritores e despertar o interesse das pessoas pelos poemas através da publicação das obras em lugares inusitados. "Creio que a poesia tem que sair das estantes e assaltar o instante das pessoas. A poesia tem que ser pop e não apenas feita para os iniciados que geralmente fazem poemas uns para os outros e formam grupos fechados como se fossem seitas", explica o idealizador do projeto.
 
Para escolher os poemas Diovvani estabeleceu três categorias: poetas homenageados, convidados e selecionados. O poeta homenageado é André Carneiro, que terá seu poema impresso na frente de todas embalagens da primeira edição, juntamente com a obra do artista plástico Guido Boletti que cedeu a imagem do quadro "Il Grande Salto" para ilustrar o poema. Entre os convidados, 30 nomes que já possuem algum reconhecimento na literatura ou na música terão seus textos impressos no verso das embalagens juntamente com os 81 poemas que foram selecionados por três jurados através da internet no final de 2007.
 
Para aproximar ainda mais as obras poéticas do público Diovvani fechou uma parceria com o festival de música Stereoteca propiciando que 13 poetas apresentem suas obras antes de alguns dos 23 shows que acontecerão entre abril e outubro. Segundo a produtora do Stereoteca, Danusa Carvalho o que chamou sua atenção no projeto foi “o barulho que ele fez com uma iniciativa tão simples e ao mesmo tempo tão interessante”.
 
Outros parceiros contribuem para o sucesso do projeto como a empresa MIXPAN que distribuirá as embalagens de pão gratuitamente, o Estúdio Raposa que divulga o projeto em Portugal e fez com que dezenas de portugueses se inscrevessem, a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, a Rádio Inconfidência e a Casa Sol que dão apoio cultural à idéia.
 
Coletiva de Imprensa
 
Na quinta-feira (10) o Stereoteca convida a imprensa para um café da manhã no qual será apresentada a programação em detalhes. Na ocasião estarão presentes artistas, parceiros e patrocinadores à disposição dos jornalistas para esclarecimentos e divulgação. A coletiva acontecerá às 10hr no Espaço Cultural Ambiente, (rua rua Grão Pará, 185 no Santa Efigênia – BH). Pede-se confirmar a presença pelos telefones 3309 6031 / 6071
 
Sobre Diovvani Mendonça
 
Diovvani Mendonça tem 44 anos e é natural de Belo Horizonte. Trabalha como Analista de Sistemas em Contagem e atualmente mora em um sítio em Esmeraldas onde criou o projeto Árvore de Poemas (www.arvoredospoemas.blogspot.com), que consiste em colocar folhas de papel com poemas dentro de garrafas PET e pregá-las nas árvores. Em sua biografia constam apresentações em palestras, participações em publicações, projetos culturais e discos, além da manutenção de outros blogs voltados para a poesia como o www.diovmendonca.blogspot.com e o www.paopoesia.blogspot.com . Em 2008, além de encabeçar o projeto Pão e Poesia Diovvani terá alguns de seus poemas publicados em uma coletânea de autores blogueiros.
 
 
Programação STEREOTECA 2008
 
16/04. Indiada Magneto – poeta convidado: Diovvani Mendonça
23/04. Letícia Coura – poeta convidado: Lecy Pereira    
30/04. Mente Fria e Julgamento – poeta convidado Wanderson Marcelo
07/05. Tatá Spalla – poeta convidado: Renegado
14/05. Wilson Dias
21/05. Pat C
28/05. Sérgio Pererê - poeta convidado: Paulo Urban
04/06. Monno
11/06. Dois do Samba
18/06. Deco Lima - poeta convidado: Paulinho Andrade
25/06. Miguel dos Anjos
02/07. Titane - poeta convidado: Érika Machado
06/08. Maísa Moura - poeta convidado: Renato Negrão
13/08. Kiko Klaus
20/08. Lucas Avelar - poeta convidado: Ricardo Evangelista e Sueli Silva
27/08. Transmissor
03/09. Dona Maria do Batuque - poeta convidado: Vandder Lima
10/09. Pablo Castro
17/09. César Maurício - poeta convidado: Chico Amaral
24/09. Mariana Nunes
01/10. Mestre Jonas - poeta convidado: Paulo Lacerda
08/10. Affonsinho
15 e 16/10. Érika Machado - poeta convidado: Makely Ka 

Pão e Poesia no Twitter:  @paopoesia 
Pão e Poesia no Youtube: opaoepoesia


Nenhum comentário: