segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Camisinhas poéticas


O servidor João da Cruz Ramos Filho, da 2ª VT de Itajaí, recebeu na quarta-feira (24), em sessão solene da Câmara de Vereadores de Itajaí, o título de Cidadão Itajaiense. Maranhense de nascimento, ele está radicado na cidade desde 1981, vindo do nordeste para trabalhar na Justiça do Trabalho. J.C. Ramos, como é mais conhecido, é autor de dois livros e idealizador do projeto Camisinha Poética, por meio do qual populariza seus versos e mensagens educativas em embalagens de preservativos. O reconhecimento público surgiu do impacto positivo que seu trabalho causa no município, incentivando a leitura e promovendo a conscientização.

SAÚDE
SEARA APOIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO À AIDS ATRAVÉS DO PROJETO "CAMISINHAS POÉTICAS"
A Seara Alimentos e o escritor itajaiense J.C. Ramos Filho se uniram em uma ação de conscientização para prevenção à Aids. No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, as 13 unidades produtivas da Seara distribuirão "Camisinhas Poéticas" aos seus colaboradores contendo textos do próprio autor nas embalagens. Em Itajaí (SC), a ação se estende a toda população, sendo distribuídos 50 mil preservativos.
O objetivo dessa campanha é conscientizar a população de forma criativa sobre a importância do uso do preservativo para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. O escritório central da Seara, em Itajaí (SC), consciente da importância da mobilização nesse propósito, além de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde na distribuição de preservativos aos seus colaboradores, está patrocinando a ação.

Essa campanha faz parte de uma proposta lançada em 1997 por JC. Há 13 anos engajado nesse trabalho, o poeta já distribuiu mais de 400 mil camisinhas no Brasil, principalmente nas fronteiras nacionais.

Os textos poéticos são trechos do livro "Fragmento essencial" (lançado em 2004), da Editora Litteris. Além dos textos, as embalagens trazem fotos ilustradas de Itajaí do fotógrafo Victor Scheneider, com arte de Denis Uberti e Ana Paula Góis.

O poeta – J. C. (João da Cruz) Ramos Filho nasceu em 1953 na cidade de Paço do Lumiar, no Maranhão. Aprovado em concurso para o Tribunal Regional do Trabalho em Santa Catarina, veio para Itajaí em 1981. Graduado em Direito, em 1998 lançou seu primeiro livro, "Água de cacimba", já com a proposta de aliar poesia e prevenção. O trabalho de divulgação de mensagens poéticas e educativas em embalagens de preservativo foi fortalecido em 2004 com o lançamento de "Fragmento essencial".

Contato com o Poeta: jc.ramos@terra.com.br
Fone: 047 -9983-5888
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=600

Nenhum comentário: