quarta-feira, 15 de abril de 2009

Release - Espetáculo Teatral "da ordem das coisas"



da ordem das coisas

 

A Companhia do Chá de Teatro convida a todos para a temporada laboratório do espetáculo "da ordem das coisas", nos dias 18 e 19 de Abril, próximos Sábado e Domingo, no Teatro João Ceschiatti no Palácio das Artes, com entrada franca.

 

Em uma casa comum, de hábitos e coisas comuns, vivem Ele e Ela. Quando, numa manhã qualquer, Ela vê que algo não está onde sempre esteve, inicia – se uma absurda busca pela coisa perdida. Confusa e inquieta, ela passa a perceber as coisas e a ordem delas. O que Ela e Ele ainda não sabem é que a desordem faz parte da ordem.

 

O espetáculo "da ordem das coisas" é uma fábula que, através de metáforas, trata do humano e seu mundo em ordens e desordens; vai ao cotidiano doméstico para chegar a questões mais complexas da existência como, por exemplo, a nossa incessante busca por alguma ordem que nos dê entendimento e domínio das coisas que nos circundam – sejam estas concretas ou abstratas.

 

O processo partiu da vontade de tratar de algumas peculiaridades humanas, mas que fossem colocadas em cena de forma sutil e leve, sem que perdessem a densidade e complexidade que lhes são características. Para isso, buscamos no cotidiano caseiro elementos a princípio banais e cômicos e adicionamos a eles (através da utilização de símbolos) temáticas como a fragilidade para certezas, a incessante procura por respostas, e principalmente, a nossa busca por entender a natureza humana e a natureza das coisas que nos circundam.

 

O espetáculo foi construído através de improvisações que partiam de textos (alguns escritos pelos próprios integrantes do grupo, outros por autores como Hilda Hilst e Mário Quintana), da exploração de objetos que fazem referência a um ambiente doméstico, da busca por situações, espaços e diálogos que podem surgir num ambiente caseiro, entre um casal e que abordasse as temáticas almejadas. Essas improvisações acabaram não só determinando a linha dramatúrgica, como também a construção dos personagens e a estética do espetáculo.

 

Todos os elementos da cena, da dramaturgia ao cenário, foram desenvolvidos durante o processo e num intenso trabalho de colaboração entre os membros da companhia.

 

A trilha sonora é composta por canções de Billie Holiday e canções originais (compostas pelos atores) tocadas em piano, violão e instrumentos de percussão.

 

O cenário, figurino e objetos de cena trazem a ambientação caseira, uma certa atemporalidade da fábula, e características da temática abordada na peça: espaços e objetos em propensão a desordem.

 

 

Sobre o grupo

A Companhia do Chá de Teatro é formada por artistas que se encontraram no Curso profissionalizante de Teatro do Palácio das Artes – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. O grupo faz encontros visando o exercício teatral há mais de um ano, mas só agora estréia sua primeira peça. A companhia possui um trabalho que visa a criação coletiva, mas deixa claro entre eles a função de cada integrante. E vê no trabalho em grupo a possibilidade de experimentação, desenvolvimento e valorização dos diversos interesses de seus membros.

Já com um segundo trabalho em vista a Companhia acaba de ser selecionada para desenvolver uma cena no projeto "Cenas Curtas" do Galpão Cine Horto, trata-se de uma adaptação do romance "A Metamorfose" de Franz Kafka.

 

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia: Marcus Vinícius Souza

Atuação: Sara Pinheiro e Francis Severino

Cenário e Figurino: Luiz Dias

Iluminação: Gil Ésper e João Marcos Dadico

Trilha Sonora Original: Sara Pinheiro, Francis Severino

Assessoria de Imprensa: João Valadares

Produção e realização: Companhia do Chá

 

Serviço

18 e 19 de Abril

Sábado às 21h; Domingo às 20h

Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

Av. Afonso Pena, 1537 Centro, BH

Entrada Franca – Retirada de senhas uma hora antes do espetáculo – sujeito à lotação

 
Contatos
Marcus Vinícius Souza: (31) 8713-4428
João Valadares: (31) 8894-4243
 




--
Você encontra o livro "Primeirapessoaplural" de Lecy Pereira Sousa no site da Livraria Martins Fontes Paulista conforme o link:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=307568

Nenhum comentário: