segunda-feira, 16 de junho de 2008

Terças Poéticas no Palácio das Artes - BH




Projeto Terças Poéticas recebe

Diovvani Mendonça e Guido Boletti

em homenagem a Giuseppe Ungaretti

 

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas – realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão –, recebe na próxima terça poética, 17 de junho de 2008, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, entrada franca, o poeta Diovvani Mendonça e o artista plástico Guido Boletti, em homenagem a Giuseppe Ungaretti.

Diovvani Mendonça 

Diovvani Mendonça tem 44 anos e é natural de Belo Horizonte. Trabalha como Analista de Sistemas em Contagem e atualmente mora em um sítio em Esmeraldas onde criou a Árvore de Poemas (www.arvoredospoemas.blogspot.com), que consiste em colocar folhas de papel com poemas dentro de garrafas PET (frutos-poemas) e coloca-la nas árvores. Em sua biografia constam apresentações em palestras, participações em publicações, projetos culturais e discos, além da manutenção de blogs voltados para a poesia como o www.diovmendonca.blogspot.com e o www.paopoesia.blogspot.com. Em 2008, além de encabeçar o projeto Pão e Poesia Diovvani pretende colocar em prática na região metropolitana de BH o projeto "Margarida, poesia em movimento – uma injeção de poesia nas artérias da realidade". Margarida, é uma velha Rural Willis 73 com a qual ele pretende parar nas praças juntamente com outros artistas e ler poemas, promover lançamentos e oferecer livros gratuitamente para as pessoas. Para viabilizar essa idéia ele quer estabelecer parcerias e convida as pessoas e empresas interessadas a fazerem contato. No segundo semestre de 2008, Diovvani e o poeta Lecy Pereira Sousa, realizarão o "1º VIVA POESIA, POESIA VIVA" em prol da revitalização do Parque Fernão Dias, que fica próximo a PUC CONTAGEM.

Guido Boletti

Guido Boletti, artista plástico milanês, propõe a aproximação com o público durante o ato criativo da pintura em shows musicais, teatrais e intervenções de artes plásticas. No Terças Poéticas Minhas Gerais, no dia 17 de junho, a pintura e a poesia conviverão. A obra iniciada no dia 12 de junho se desenvolverá em duas sessões diárias de pintura ao vivo, para a criação de uma grande tela, que será finalizada no sarau do poeta Diovvani Mendonça, contagense de origem italiana. Os dois artistas, que já são parceiros no projeto cultural Pão e Poesia, constroem uma ponte cultural com sua expressão máxima no Terças Poéticas, quando declamarão poemas em português e italiano.

Giuseppe Ungaretti

Giuseppe Ungaretti, que nasceu em Alexandria, no Egito, em 1888, de pais italianos. Em 1936, Ungaretti veio para o Brasil onde deu aulas de literatura na então recém-criada Universidade de São Paulo. Quando retornou à Itália continuou lecionando na Universidade de Roma. Com Salvatore Quasimodo (1901-1968) e Eugenio Montale (1896-1981) formou a mais alta trindade da poesia italiana no século XX. Ungaretti faleceu em Milão em 1970.

                    

Diovvani Mendonça: 31 9776 7841

diovvani@yahoo.com.br  



Nenhum comentário: